segunda-feira, 12 de abril de 2010

FEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2009






Em agosto de 2009 aconteceu na E.E. "Isaura Ferreira" (Conselheiro Lafaiete)a I Feira de Língua Portuguesa. O tema era música: meus alunos do Ensino Médio estudaram o Movimento Tropicalistado e os do Ensino Fundamental Jovem Guarda.


A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento Tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha também objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960.
Os principais representantes do Tropicalismo foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Secos & Molhados, Tom Zé, Torquato Neto.

Jovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela Rede Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda não possuía cunho político. Batizado no Brasil de "Os Reis do Iê-Iê-Iê", com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 50/60, comandado por cantores como Elvis Presley e bandas como os Beatles.
Os principais representantes do Iê-iê-iê (Jovem Guarda) foram Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Ronnie Von, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Rosemary, Sérgio Reis, e The Fevers

Outros alunos também falaram sobre o POP ROCK dos anos 80 (mais uma vez o manifesto através da música - arte engajada/social) e sobre o SAMBA e seus "parentes" como o chorinho, samba enredo (carnaval), roda de samba, pagode...

2 comentários: